Anna Azevedo é cineasta, artista visual e jornalista. Seus trabalhos são focados no gênero documental, influenciados pela poesia e pelas artes visuais. Ao abordar o documentário a partir de uma perspectiva cinematográfica híbrida, a prática artística de Anna explora livremente os arquivos, a memória e os sonhos, resultando numa abordagem sensível sobre os desejos, o passado e uma flexão sobre o futuro.
Seu recente longa-metragem, “Saudade do Futuro" (dezembro de 2021), recebeu o Candango de Melhor Filme de Longa-Metragem do Festival de Cinema de Brasília. Dirige a série de TV “Sem Bloqueio” (1ª e 2ª temporadas) sobre a Seleção Brasileira Feminina de Voleibol em sua jornada rumo aos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Desde 2003, seus trabalhos são exibidos em prestigiados fóruns de cinema, museus e galerias no Brasil e no exterior, incluindo o MoMA (Nova York), Somerset House (Londres), bienais do Mercosul 2018 e de Montevidéu 2019; Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale), Festival Internacional de Cinema de Rotterdã, Festival Internacional de Documentário do Canadá (Hot Docs), Festival Internacional de Documentário de Copenhague (CPH:DOX), Festival Internacional de Uppsala (Suécia), Festival Internacional de Documentário de Jihlava (República Tcheca), Festival de Documentário de Sheffield (UK), Palm Spring (USA), Cinema Verité (Irã), Mostra de S. Paulo, Festival do Rio , É Tudo Verdade, entre outros.
Artista residente do Arsenal Living Archive Residency — Arsenal Instituto de Cinema e Videoarte de Berlim (Institute für Film und Videokunst Berlin), Alemanha, 2018. E da Rio Arts Occupation London — Programa oficial dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.
Curadora da exposição “Letter from a Guaraní Woman in Search of the Land Without Evil" (Galeria Savvy Contemporary, parte do Berlinale Forum Expanded 2020).
Integrou o Berlinale Talents (2005), agraciada com o Berlin Today Award (“BerlinBall”, Berlinale Talents 2006). No Festival Internacional de Cinema de Berlim, também exibiu o ensaio cinematográfico “Dreznica” (Berlinale Shorts 2008) e “Em Busca da Terra Sem Males” (Berlinale Generation 2017).
Em 2013, Anna apresentou o vídeo “Hunter's Day” na Bienal de Artes de Veneza, Pavilhão Latino-Americano, integrando a obra “Labour in a Single Shot” concebida por Harun Farocki e Antje Ehmann. Seu vídeo “Nossa Vida Não é Um Jogo”, sobre os Primeiros Jogos Mundiais Indígenas, foi exibido nas bienais do Mercosul 2018 e de Montevidéu 2019.
Graduada em Comunicação, estudos de especialização em cinema e antropologia visual, pós-graduada em Literatura Brasileira pela UFF e mestre em Cinema (“O Poder da Imagem-Ruína na Poesia do Cinema”— PUC RJ, 2014). Também estudou direção com o diretor iraniano Abbas Kiarostami (2005) e roteiro na Escuela de Cine y TV de San Antonio de Los Baños, Cuba (2007).
Copyright © 2023 Butterfly Filmes — Todos os direitos reservados.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.